Doce de leite caseiro
Vamos hoje mostrar uma deliciosa receita de doce de leite caseiro
Ingredientes
1 kg de açúcar refinado (de sua preferência);
400 g de leite em pó (de sua preferência);
200 ml de agua;
Como fazer o doce de leite caseiro
Primeiramente, em uma panela adicione o leite em pó de sua preferência. Em seguida, acrescente o açúcar refinado e os 200 ml de água.
Após misturar todos os ingredientes, leve ao fogo e continue mexendo. Então, após ferver, cozinhe por mais 10 minutos, sem deixar de mexer.
Passados os 10 minutos, desligue o fogo e então continue mexendo por mais 10 minutos.
Depois, despeje numa forma untada com margarina. Aguarde por aproximadamente 10 minutos e finalmente o doce estará pronto para o corte.
Esse é doce é muito bom para comer como sobremesa.
Mas, se você quiser incrementar essa receita de doce de leite caseiro, você pode misturar amendoim triturado ou cocô ralado com o resto dos ingredientes antes de levar ao fogo.
Veja as fotos depois de pronto:
Curiosidades:
A origem do doce de leite é incerta. No entanto, sabe-se que está ligada a rápida expansão na produção de sacarose feita da cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas no século XV e na América Latina a partir do século XVI.
O açúcar de cana foi o primeiro adoçante produzido em larga escala. Ele passou a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite, o que originou o produto similar ao doce de leite atual.
Contudo, na Argentina, há uma versão de que o doce de leite teria sido inventado por um político local, o Juan Manual de Rosas.
Segundo a lenda local, ele teria preparado um pouco de leite quente em uma tarde inverno e esqueceu a panela ao fogo. Isso então teria dado origem ao doce de leite.
Mas, para você que lê nosso blog, sabe que essa não é a primeira vez que a invenção de uma receita doce é atribuída a um político rsrsr.
O doce de leite é produzido em diversos países, como Brasil, que produz em escala industrial ou em produção artesanal. Ele também é produzido na Argentina, Venezuela, México e França.
Para você que gostaria de conhecer um pouco mais sobre a história dessa iguaria, recomendamos esse link.
Um abraço e até a próxima.
0 Comentários