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Como Fazer Promoções para Vender Doces | Marketing para Confeitaria

Como Fazer Promoções para Vender Doces | Marketing para Confeitaria

Nesse post eu vou te ensinar como fazer promoções pra vender os seus doces!

Sempre que há uma data comemorativa eu acredito que você se pergunta: será que eu devo fazer uma promoção?

E é sobre isso que nós vamos falar hoje, se você deve ou não fazer promoções, e como fazer da maneira correta. Então, se você tem dificuldade com promoções, não sabe quando e como fazer, leia até o final, que tá cheio de dicas boas.

Primeiro de tudo, você precisa entender o porquê de fazer uma promoção. É pra ficar dando desconto, vendendo mais barato? Não. É uma ação pra aumentar as vendas de determinado produto.

E todo mundo precisa fazer promoção? Óbvio que não. Se as suas vendas estão boas, constantes, você vai ficar fazendo promoção pra quê?

Só tem sentido se você quiser vender mais, se as vendas estiverem meio fracas e precisar de um empurrãozinho. E uma coisa muito importante: com a black friday, a gente pensa que é obrigado a fazer promoção, porque tá todo mundo fazendo.

Você não é obrigado a nada, principalmente a fazer promoção. Tem gente que não faz promoção de jeito nenhum, não dá desconto, e tá tudo bem, isso faz parte do posicionamento de marca.

Bom, mas se você resolver que quer fazer sim a promoção, tem algumas estratégias.

 

Estratégias de promoções

O primeiro ponto muito importante: a promoção precisa ter data pra começar e pra terminar.

Se tem promoção o tempo todo, então não é promoção, concorda? E também tem aquele gatilho mental da escassez.

Se você fizer uma promoção que dura um determinado período de tempo, sejam algumas horas, um dia, uma semana, você gera uma urgência na pessoa, ou seja, faz com que ela seja levada a tomar aquela decisão mais rápido, que de repente ela deixaria pra depois.

Tenha em mente que quanto maior o período, menor vai ser a urgência. Se for uma semana, a pessoa vê hoje e fala “ah, depois eu vejo”. Se for um dia, a pessoa já se sente impulsionada a tomar a decisão de compra naquela hora.

E outra coisa, se você está sempre fazendo promoções, isso dá a impressão de que você estava cobrando a mais pelos seus produtos, e que na verdade eles não valem tudo aquilo, afinal de contas, você vive dando descontos neles. Então saiba utilizar as promoções ao seu favor.

E aí você tem que definir também qual é o objetivo dessa sua promoção.

É pra atrair novos clientes? Pra chamar a atenção daquela pessoa que comprou uma vez e depois nunca mais? É pra desencalhar um estoque, uma embalagem que não teve muita saída? Ou também pode ser uma promoção pra datas comemorativas, e a gente vai falar um pouquinho sobre como aproveitar essas oportunidades.

Se for uma promoção pra atrair novos clientes, você já viu aquelas lojas em que você tem um cupom de desconto pra sua primeira compra? Vocês sabem que eu não sou apaixonada por desconto né, então eu ofereceria um brinde pra quem está comprando pela primeira vez. Mas as duas formas são super válidas, tá?

 

Outras opções

Se você está querendo desenterrar aquele cliente que comprou uma vez e nunca mais voltou, você pode chamar aquela pessoa ali no particular, manda uma mensagem no WhatsApp, no direct e fala “oi sumido, tudo bem?”. Mentira, não fala isso não.

Fala pra pessoa que você está com uma promoção especial pra pessoas que já compraram com você, aí ou tem um desconto especial, ou leva brinde, ou um combo. Não sei.

Eu vivo falando isso, você tem que ver o que faz mais sentido pro seu negócio. Eu não vou te dar uma fórmula pronta de “ah dá 10% de desconto”, porque eu não sei quais são seus custos, qual é sua margem de lucro.

E pra fidelizar os clientes, você também pode usar o bom e velho programa de fidelidade, que pode ser um cartão, mas hoje em dia tem muitos aplicativos que fazem isso também.

Uma outra opção também, é você pegar aquele dia que é mais fraco nas suas vendas. Ah, sei lá, é terça-feira. Beleza, então de terça-feira, se você comprar um bolo de pote, ganha outro na faixa.

E dá pra fazer isso inclusive com aquele produto que tá meio encalhado no seu estoque, aquela embalagem que você comprou de monte e ficou sobrando? Ah o copo bolha, comprei um monte.

Então você faz essa estratégia do dia da semana e junta com o produto. Então na terça-feira, se você levar um copo da felicidade, o outro sai pela metade do preço.

Pra esse tipo de promoção, eu acho bem interessante você ter os produtos a pronta entrega, tá?

Porque é uma coisa que desperta mais o desejo imediato na pessoa, se ela tiver que lembrar antes pra encomendar pra terça-feira porque ela sabe que tem promoção, não dá muito certo.

 

Promoções em datas alternativas

E aí tem as datas comemorativas também. Tem aquelas datas comerciais bem óbvias, Natal, Dia dos namorados, páscoa, dia das mães.

Mas que tal você focar naquelas datas fora do calendário comercial? Dia do chocolate. Faça uma ação promocional com um produto de chocolate.

Dia do solteiro. Você pode fazer uma ação específica pra solteiros, um kitzinho pra uma pessoa só. Olha, oportunidade é o que não falta, porque tem data comemorativa de tudo que você imaginar.

Além do objetivo, você pode fazer a sua promoção pra públicos específicos. Por exemplo, eu quero atrair mais mães pro meu negócio. Então posso fazer um pacote de mêsversário, por exemplo.

E outra coisa importante, nessas ações promocionais, você pode e deve fazer vendas casadas. A pessoa procura você pra comprar um bolo que tá na promoção, mas aí você já oferece os docinhos. Ou ela compra um kit festa, você oferece os salgadinhos.

Entende? É daí que sai a maior vantagem. Porque na promoção, você não tá tendo uma margem de lucro alta. Mas ela serve pra atrair as pessoas, que vão ver e comprar os seus outros produtos, e é aí que está o ouro.

Só não esquece pelo amor de Deus, que você precisa ter controle aí do seu lucro e dos seus custos né, não vai ter prejuízo.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Um beijo e até o próximo vídeo!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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